• 41 99630 0512
  • contato@azdepaus.com

Blog

Hospedagem X Domínio: porque você precisa saber a diferença

Ao criar um site, quem não tem familiaridade com o assunto acaba com uma confusão na mente por tantos termos diferentes. O que preciso contratar? Onde compro o endereço do meu site? Tem que hospedar o site? Perguntas assim são comuns, por isso, vamos esclarecer de forma bem fácil para você nunca mais confundir.

Hospedagem e domínio são itens fundamentais para um site ser criado e funcionar. Veja o que é cada um:

Domínio

O domínio é o endereço do site, é o www.seusite.com.br. Esse endereço, para ser comprado e usado, precisa estar disponível. Ou seja, ninguém mais usá-lo.

Para saber a disponibilidade, uma pesquisa rápida no Registro BR basta, para domínio que usam o .com.br. Já para sites com final .com ou outras variações (.net, .adv, .med, etc) é só pesquisar nas próprias empresas que oferecem o serviço de registro de domínio.

Domínio disponível, registro realizado, agora é o momento de adquirir o local que o seu site irá ficar na internet.

Hospedagem

O serviço de hospedagem é o espaço onde ficarão armazenados os arquivos que compõem o site e o que o manterá no ar, disponível para as pessoas acessarem. Também, é o que cuida dos e-mails, garantindo o envio e recebimento de e-mails utilizando o domínio (email@seudomínio.com.br).

Há diversas empresas que oferecem esse serviço, com opções gratuitas e pagas. A escolha tem que ser baseada nos seguintes quesitos:

  • Capacidade de armazenamento
  • Velocidade
  • Capacidade de E-mails
  • Painel de controle
  • Segurança
  • Suporte 24h

Provavelmente, não terá um serviço que atenda aos requisitos e que seja gratuito. É um custo anual a mais, mas que é indispensável.

Muitas empresas oferecem a opção para contratação de um combo que inclui domínio e hospedagem. Essa é a melhor opção, mais vantajosa e com menos custo.

Para nunca mais esquecer, faça a seguinte analogia: o domínio é o endereço do seu negócio e a hospedagem é o imóvel em que ele está localizado.

×