• 41 99630 0512
  • contato@azdepaus.com

Blog

// O fim das curtidas no Instagram afeta a sua marca?

Na semana passada, o Instagram iniciou o teste de ocultar a contagem de curtidas para os seguidores. Isso já aconteceu em outros países e a empresa justifica a mudança como forma de valorizar mais o conteúdo postado e para que as pessoas desapeguem do número de curtidas – uma vez que a rede social se transformou em um local de competição pela vida mais perfeita. A empresa quer a atenção voltada à informação contida nos posts.

Agora, somente os proprietários de perfis podem ver o número de curtidas. Mas, já que o número de likes era uma métrica usada para medir a popularidade do perfil, será que isso afeta a performance das marcas no Instagram? Vamos ver.

Com essa mudança, os comentários serão a nova métrica, além do número de seguidores. Conseguir que alguém comente em seus posts não é tarefa fácil, por isso, os criadores de conteúdos terão um desafio a mais na hora de gerar posts valiosos para o público. O que se espera é que, agora, seja valorizada a qualidade do post e não a quantidade de likes.

Afinal, é bom ou ruim?

Há tempos é falado sobre focar em geração de conteúdo valioso e útil ao público. Essa mudança chega apenas para consolidar essa prática e a importância de conteúdos relevantes.

Em primeiro momento, a novidade pode afetar negativamente o engajamento, mas com o tempo perceberemos o benefício, uma nova forma, sem crenças, de avaliar a relevância real dos conteúdos. Sem a criação voltada apenas para posts que geram likes e visualizações.

Para análise interna, como o número de curtidas ainda aparece, a mudança não interfere. Porém, serão notadas mudanças no número de pessoas alcançadas pelos posts, pois, existe o efeito manada e isso faz com que muitos curtam um post só por ele ter um grande número de curtidas, sem interesse real – da mesma forma que o número de visualizações é gatilho para que outros assistam a um vídeo. Assim, o número de likes oculto interfere diretamente no alcance, mas não é prejudicial.

Também, existem outras métricas importantes para acompanhar, como comentários, compartilhamentos e número de vezes que o post foi salvo. Comentários com mais de quatro palavras e posts salvos são métricas importantes e só se consegue bons números para elas por meio de conteúdos encantadores.

A mudança é irrelevante para as marcas que já focam a sua geração de conteúdo em posts relevantes. Quem ainda não trabalha bons conteúdos e fica apenas nos posts “caça-likes” terá um trabalho para adequar a estratégia. Aliás, essa mudança deve acontecer também em outras plataformas, em breve.

×